cuidados-com-a-pele---diversos---bem-estar-1.jpg

    Cuidados com a Pele

    A pele é um órgão flexível e autorregenerativo que reveste nosso organismo. É responsável pela proteção e defesa contra agentes externos e radiação UV, pela síntese de vitamina D, termoregulação e percepção tátil. É composta por 70% água, além de lipídios, glicídios, sais minerais, hormônios, uréia, etc. 

    Tipos de Pele

    Pele Alipídica ou seca: pele desidratada, com pouca produção de óleo. Geralmente descamativa, sensível e fina.

    Pele Lipídica ou oleosa: pele “brilhante”, com excessiva produção de óleo. Geralmente espessa, com óstios dilatados e formação de comedões.

    Pele Eudérmica ou normal: apresenta equilíbrio na produção de óleo, sendo portanto, hidratada, firme e lisa.

    Pele Mista: possui a combinação dos diferentes tipos de pele, apresentando tanto regiões alípicas quanto lípídicas.

    Além da classificação mencionada acima, os tipos de pele ainda podem ser sub classificados de acordo com sua coloração, hidratação, envelhecimento e sensibilidade.

    Portanto, é através da anamnese, baseada nos hábitos de exposição solar ao longo da vida, o histórico clínico e em especial endocrinológico e no histórico familiar de cada indivíduo, que o profissional, juntamente com o paciente, decidirá o melhor procedimento a ser realizado.

    Vale ressaltar que as recomendações para cuidados com a pele, independentemente da classificação da mesma, são baseadas em uma rotina de cuidados diários que visam manter o equilíbrio fisiológico, protegendo de possíveis agressões externas.

    cuidados-com-a-pele.jpg

    Cuidados diários com a pele

    A rotina diária para a manutenção de uma pele saudável inclui etapas básicas tais como: limpeza, hidratação e fotoproteção, que independem da idade e do tipo de pele e que devem ser realizadas com produtos desenvolvidos para essa região. Além disso, é imprescindível que o produto escolhido seja específico para o seu tipo de pele.
    Limpeza: Visa a remoção da oleosidade excessiva e impurezas tais como, maquiagem, poluição, suor, microrganismo e células mortas.
    Quantas vezes por dia devo lavar o rosto?
    O ideal é que se lave o rosto 2 vezes por dia, uma pela manhã e uma à noite, independente de seu tipo de pele. No caso de pele muito oleosa, pode-se lavar até 3 vezes ao dia. Mas é bom evitar lavar excessivamente, já que isso pode estimular a produção de sebo.
    Devo usar água quente ou fria para lavar o rosto?
    Pele oleosa pode ser hidratada?
    Tenho pele seca, posso usar qualquer tipo de hidratante?
    Posso usar o mesmo filtro solar do corpo no rosto?
    Quantas vezes devo aplicar o filtro solar ao longo do dia?
    Qual o fator de proteção solar mais aconselhável para uso na face?
    Qual idade mínima para começar a usar antioxidantes?
    Aplico antes ou depois do hidratante?

    Limpeza de Pele realizada por Profissional

    O procedimento visa a remoção profunda de impurezas, cravos, células mortas e micro-cistos (miliuns). Consiste em diversas etapas, que podem variar de acordo com o tipo de pele, mas que basicamente são limpar a pele, esfoliar, abrir os poros (emoliência), extração de comedões (cravos) abertos e fechados, pústulas e miliuns, aplicação de máscara calmante e filtro solar.
    De quanto em quanto tempo posso fazer uma limpeza de pele?
    Deve ser feita de 2 em 2 meses em casos de pele normal e 1 vez por mês no caso de peles oleosas e com cravos.
    A partir de que idade pode se fazer limpeza de pele?
    Homens também devem fazer limpeza de pele?
    Pessoas com acne, podem fazer limpeza de pele?
    Mulheres grávidas podem fazer limpeza de pele?