Rejuvenescimento com Laser Fracionado CO2

    Diferentemente do rejuvenescimento tradicional com laser, a tecnologia de fracionamento trata micro-colunas de pele em cada aplicação, melhorando a textura, tônus, cor, rugas e cicatrizes. Atualmente é considerado uma das melhores opções para o tratamento de peles com acentuado dano solar, rugas e alterações de pigmentação. Sua grande vantagem é o reduzido tempo de afastamento das atividades diárias e o grande leque de opções de alterações cutâneas que pode tratar. Com tratamentos mais profundos pode-se ter grande melhora no aspecto de estrias antigas (brancas) e um efeito de lifting facial, peri-ocular e de região cervical.

    O advento do fracionamento dos lasers há alguns anos propiciou a abertura de um novo universo de possibilidades nos tratamentos de pele. Hoje, estes lasers são praticamente indispensáveis no tratamento do envelhecimento cutâneo e parte quase que obrigatória do “arsenal” de tratamentos que os dermatologistas que trabalham com rejuvenescimento cutâneo devem ter em sua prática diária.

    O laser de CO2 é o laser de dióxido de carbono ou gás carbônico. Considerado um laser ablativo, remove a camada superficial da pele e apresenta excelentes resultados no resurfacing. Promove uma remodelação do rosto, formando verdadeiramente uma nova superfície cutânea, firme e sem irregularidades. O gás vaporiza o tecido, ajudando a penetração da luz do laser e provocando a descamação da epiderme (camada superficial da pele). Existem duas aplicações para este tipo de laser – tradicional, e o fracionado:
    • O CO2 tradicional é realizado em uma só sessão e atua de forma mais profunda e intensa na pele. Provoca evaporação na epiderme que depois descama lentamente fazendo surgir uma nova pele. Atualmente menos utilizado, pois necessita de períodos maiores de recuperação e maiores riscos de efeitos colaterais.
    • O CO2 fracionado pode ser aplicado em mais sessões e, como o nome sugere, trata frações de pele em cada sessão. Em cada aplicação, o laser atua apenas em pequenos pontos e deixa ao redor do ponto tratado uma área de pele normal, que é a base para a regeneração da pele agredida. A descamação é mais discreta e a recuperação completa muito rápida, em cerca de 5 a 7 dias.
    O Laser de CO2 (dióxido de carbono) é um dos procedimentos estéticos mais efetivos para tratar o envelhecimento cutâneo ou danos causados pelo sol. Também é bastante usado para tratamentos de tumores benignos, lesões cancerosas e alguns tumores malignos.

    Curiosidades sobre lasers fracionados:

    01
    O rejuvenescimento com laser fracionado atua apenas em porções da pele tratada.
    02
    O percentual da área de pele em que o laser atuará e profundidade de tratamento são controlados pelo médico especialista e determinarão a maior parte dos resultados e do tempo de recuperação.
    03
    A grande vantagem do tratamento fracionado é o reduzido tempo de recuperação.
    04
    Lasers fracionados não tratam todas as condições de pele e a escolha por um tratamento com laser ou outra opção vai depender de uma profunda avaliação pelo dermatologista. Quando escolher um médico para realizar um tratamento sempre verifique se ele dispões de várias opções de tratamento ou apenas pode lhe oferecer uma.
    05
    Os tratamentos com laser tem a vantagem de serem eficazes tanto o para tratamento de alterações cutâneas superficiais quanto profundas.
    06
    Se há necessidade de apenas tratar problemas mais profundos da pele (flacidez, estrias e alguns tipos de cicatrizes de acne) os lasers não são necessariamente a melhor opção. Nestes casos, tratamentos com radiofrequência fracionada são superiores (Agnis).
    07
    Manchas solares nas mãos, face e colo são usualmente melhor tratados com luz intensa pulsada do que laser!

    Perguntas Frequentes

    O que significa o termo laser fracionado?
    • O termo laser fracionado se refere ao fato que nesta modalidade de tratamento apenas frações de pele recebem efetivamente o tratamento, deixado áreas de pele íntegras entre os pontos tratados.
    • Várias são as fontes de laser que podem oferecer a opção de fracionamento; mais comumente temos o CO2, Erbium Glass, ND-YAP e ER-YAG. Cada um apresenta características próprias e podem ser associados.
    Há outras modalidades de tratamentos “fracionados”?
    Como vou saber qual é a melhor opção de laser para minha pele?
    Qual o tipo de laser fracionado traz os melhores resultados?
    Há muita diferença entre as marcas de laser e isso tem alguma importância?
    Quantos dias terei de me afastar das atividades diárias?
    Há algum tipo de preparação necessária antes do tratamento?
    Quais as possíveis complicações de um tratamento com laser fracionado?
    Estrias podem ser tratadas com lasers de CO2 fracionado?
    Além do rejuvenescimento, quais outros problemas de pele podem ser tratados com lasers fracionados?
    Qual o custo de um tratamento com laser fracionado?
    Como agendo um tratamento com laser fracionado?
    Meu tratamento poderá ser realizado no mesmo dia da avaliação inicial?